top of page

FCA/Lage Botões consegue título inédito em etapa oficial em Curitiba/PR

FUTMESA - FCA/ LAge Botões


Ontem a tarde dia 28/04, em Curitiba/PR foi disputada a 1ª Etapa do Dadinho Paranaense, sendo composta por 10 botonistas de quatro equipes, de 3 estados, Clube Curitibano/PR com 1 botonista, Bangú/PR a maior delegação com 7 botonistas, Marcílio Dias/SC com também 1 botonista e jogando representando o FCA/ Lage Botões, Bruno Calinçane, vulgo Brunão. O local da disputa foi o CT Robertão, que se tornou o ponto de referência do Dadinho em Curitiba, excelente espaço cedido pelo Roberto Petrini jogador do Bangú/PR, agradecemos a cordialidade e recepção calorosa de sempre.


O formato de disputa foi pontos corridos onde todos se enfrentariam em 9 rodadas, saindo o campeão quem tivesse a melhor campanha. Dessa forma manter a concentração em todas as rodadas, sabendo que cada jogo é considerado uma final e que cada gol feito ou tomado irá fazer diferença na sua classificação final é muito importante. Sendo assim Brunão começou muito concentrado o disputado campeonato, com vitória sobre Roberto do Bangú, por 2x0 com o último gol no tem chute. Em seguida uma final antecipada ficou no empate em 1x1 com o Gilberto do Clube Curitibano que ficou em segundo no geral. Na terceira rodada foi surpreendido pelo estreante Sérgio Zonatto, como diz o velho ditado, o dadinho pune e após uma falta técnica no campo adversário em que Brunão perdeu a posse sem concluir o chute, tomou o segundo gol no contra ataque e no ataque seguinte Zonatto jogou a pá de cal, finalizando o jogo por 3x1, mérito dele. Na quarta rodada Brunão enfrentou o famoso "Filé" Luiz Carlos e o jogo encardido de sempre também terminou 1x1. Nesse momento do campeonato Brunão ocupava quinta posição empatado com o sexto e sétimo e a 3 pontos atrás do líder.


Então houve um intervalo para água, banheiro e um breve descanso. Brunão aproveitou o momento para se concentrar e focar nos próximos adversários, pois nesse nível de igualdade uma arrancada iria ser o diferencial para o título e assim foi jogo a jogo. Na quinta rodada Brunão venceu por 2x1 o seu já tradicional adversário Marcelão do Marcílio Dias, jogo sempre disputado até o fim e subiu uma posição na classificação passando a quarto, empatado com o segundo e terceiro colocados e 1 ponto atrás do líder. Na sexta rodada enfrentou Sylvio do Bangú , único representante do Paraná na Copa do Brasil 2018, onde em um jogo consistente e atípico, pois sempre são partidas muito parelhas, venceu por 3x0 e se credenciou para a disputa do título, pois assumia a terceira posição apenas 1 ponto atrás do líder Gilberto. Seguindo a sétima rodada Brunão enfrenta Vinicius do Bangú, atual vice-campeão do Ranking 2017 e Bi-Campeão em 2017 em etapas e novamente com um jogo muito forte, faz 3x0 e assume a segunda colocação pelo saldo de gols, na caça ao líder Gilberto. Penúltima rodada, em um jogo tenso, de virada Brunão vence Jorge do Bangú com a sua catimba "coritibana" por 3x1 e assume a liderança, em uma rodada em que seus dois adversários diretos Gilberto e Roberto, tropeçaram perdendo os jogos.


Eis que chegamos a última rodada com 4 botonistas com chances matemáticas de títulos, o líder Brunão com 17 pontos saldo de 9, Gilberto com 15 pontos e saldo de 5, Roberto com 14 pontos e saldo de 1 e Sylvio que chegará aos 14 pontos e saldo de 0 com a vitória sobre Gilberto na rodada anterior. Para Brunão ser campeão bastava um vitória simples ou até mesmo um empate desde que Gilberto não vencesse por 5 gols de diferença e Roberto não vencesse por 9 gols de diferença. Mas em caso de derrota e vitória de Gilberto, Brunão ficaria em segundo, ou seja, a vitória era a meta.


Em tempo, acrescento um pequeno "se" nessa história, no jogo de Gilberto e Brunão no último lance da partida que terminou empatada em 1x1, Brunão pediu chute a gol junto com o apito do cronômetro, logo o chute não iria valer, pois a regra oficial diz o seguinte no Art 15 - Chute ao gol depois do apito final, parágrafo 1 - Não será válido o pedido de chute ao gol feito concomitantemente ou após o soar do apito. Por isso que a regra de tempo de jogada e tempo de arrumação de 6 segundos deve ser respeitada, pois 1 segundo pode fazer a diferença em um momento crítico, em um jogo onde não há juiz e que a postura dos competidores conta muito, o conhecimento da regra e da sua aplicação é um pré requisito muito válido para termos uma disputa justa e sadia. E por desencargo o Brunão executou o chute com a mesma concentração da partida e com maestria, acertando um petargo do meio de campo direto na "bochecha" da rede pelo ângulo, um chute indefensável pois infelizmente ou felizmente os nossos goleiros não pulam. Mas o "se" não existe e fica a lição.


Voltando a final, Sylvio com remotas chances fica no 0x0 e garante o quarto lugar, Roberto vence por 1x0 e garante o terceiro lugar, Gilberto cumpre o seu papel e faz 2x1 de virada sobre Marcelo, que sentiu o baque de uma viagem de 25h, vindo direto do aeroporto, antes mesmo de ir para casa (depois as mulheres "reclamam" do futmesa sem razão rs) e com a vitória de Gilberto, era necessário que Brunão vencesse e assim foi feito, mesmo perdendo um penalti no início da partida, conseguiu no tem chute do primeiro tempo abrir o placar e na etapa final com a concentração em dia, finalizou o jogo novamente por 3x0, conseguindo a arrancada para o título sendo que em 5 jogos, fez 14 gols e tomou apenas 2, assim veio o seu primeiro título em uma etapa oficial. Antes Brunão tinha apenas 2 campeonatos internos do FCA e algumas boas participações em etapas oficiais.




Após 1 ano e oito meses do retorno ao futmesa, que vale a pena ressaltar é futebol de botão mas é um jogo completamente diferente do que aquele jogo de botão que jogávamos quando criança, jogo que requer muita concentração, precisão, coordenação motora e controle emocional, pois uma leve alteração no estado emocional, afeta muito a "mão", veio o primeiro título. Brunão acredita que o seu retorno ao voleibol, onde voltou a treinar semanalmente e voltou o espírito competitivo, tenham influência nesse título, pois o poder de concentração aumentou muito, além da capacidade física, pois nesse período de 100 dias ele perdeu 25kg. Em um jogo que você fica em pé 100% do tempo e ainda abaixando para executar os lances, um melhor condicionamento ajuda diretamente em não sentir o cansaço de um dia inteiro de partidas, ontem foram 9 partidas de 15 minutos cada, mas em disputas de campeonatos brasileiros e mineiros, chegaram a ser 14/15 partidas por dia.


Este ano Brunão tem a previsão de disputar o campeonato Dadinho Paranaense que terão mais 5 etapas, além deste temos a Superliga Curitibana em que ele é o atual Vice-Campeão, com 8 rodadas no ano e a Copa da Superliga ao final, Sul Brasileiro em Blumenau/SC em Outubro, Campeonato Paranaense individual em Novembro, e os campeonatos de equipe Mineiro em Juiz de Fora/MG e Brasileiro no Rio de Janeiro/RJ, além do Brasileiro individual em Florianópolis/SC, desejamos toda a sorte para o Brunão e que ele alcance os melhores resultados possíveis. Avante FCA!


Abaixo link para a matéria do Blog do Dadinho Curitibano

http://dadinhocwb.blogspot.com.br/2018/04/1-etapa-de-curitiba-classificacao.html



bottom of page